Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 28 de janeiro de 2026.

Geral

Vale prevê que nenhuma barragem estará em estado crítico até 2025


Logo Agência Brasil

Mais de três anos após o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, a mineradora Vale, responsável pela estrutura, prevê que nenhuma barragem esteja em estado crítico de segurança, até 2025.

É o que informa a companhia, após a divulgação do relatório da ANM, Agência Nacional de Mineração, sobre segurança de barragens de mineração, no Brasil, em setembro.

Notícias relacionadas:

Segundo o documento, três das quatro barragens em nível alto de emergência, em todo o país, são da Vale e estão em Minas Gerais: B3/B4, em Nova Lima; Forquilha Três, em Ouro Preto, e Nível Três Sul Superior, em Barão de Cocais. A quarta é a Barragem de Rejeitos da Mineradora Arcelor Mittal, em Itatiaiuçu. Esta última, segundo a companhia, “não apresenta risco de ruptura iminente” e a situação de emergência alta foi declarada em fevereiro, deste ano, devido a mudanças nos critérios da ANM. Além disso, a mineradora ArcelorMittal diz que a estrutura é monitorada, permanentemente.

Ainda em relação à Vale, no segundo semestre deste ano, sete barragens da companhia passaram para a condição de estabilidade positiva. De acordo com a mineradora, desde 2019 – ano em que rompeu a barragem de Brumadinho e levou a vida de mais de 200 pessoas – 12 barragens do tipo ‘a montante’ foram eliminadas.

O levantamento de setembro leva em conta mais de 900 barragens de mineração cadastradas no Sistema da agência reguladora, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Dezesseis se encontram em nível de alerta.

Meio Ambiente Brasília  ANA lança portal do sistema sobre barragens 20/10/2022 – 16:56 20/10/2022 – 19:07 Leila dos Santos (Rádio Nacional) e Luiz Claudio (web) Sayonara Moreno, da Rádio Nacional meio ambiente barragens Vale quinta-feira, 20 Outubro, 2022 – 19:07 105:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias