Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Trabalhadores paraguaios são resgatados de trabalho análogo ao escravo

Dezenove trabalhadores paraguaios em situação análoga à escravidão foram resgatados nesta segunda-feira (20) de uma fábrica clandestina de cigarros falsificados em Duque de Caxias, na baixada fluminense.

Segundo a Polícia Federal, que realizou a Operação Libertatis, o local possuía grande capacidade de produção, sendo responsável pela distribuição dos cigarros em todo o estado do Rio de Janeiro.

Os trabalhadores não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados, tinham a liberdade de locomoção restrita e ainda eram forçados a trabalhar sem equipamentos de proteção.

Os estrangeiros estavam alojados na própria fábrica e trabalhavam em jornada excessiva: 12 horas por dia, sete dias por semana, em dois turnos – inclusive de madrugada – e sem descanso semanal.

Além disso, de acordo com a PF, os paraguaios se encontravam em local sem as mínimas condições de higiene, convivendo com animais, esgoto a céu aberto e com os próprios resíduos da produção dos cigarros.

Os trabalhadores resgatados afirmaram que foram trazidos do Paraguai com os olhos vendados, mediante a promessa de que iriam trabalhar na produção de roupas.

O Ministério Publico do Trabalho no Rio de Janeiro foi procurado sobre o encaminhamento do caso, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Justiça Rio de Janeiro 20/03/2023 – 21:39 Roberto Piza / Alessandra Esteves Fabiana Sampaio – Repórter Rádio Nacional Trabalho Escravo Trabalho Análogo ao Escravo fábrica de cigarros duque de caxias segunda-feira, 20 Março, 2023 – 21:39 1:27

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias