Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 24 de janeiro de 2026.

Geral

SP: campanha tenta combater assédio contra mulheres em locais públicos

Combater a violência e o assédio contra mulheres em espaços públicos e privados. Esse é o objetivo da campanha “São Paulo Por Todas”, lançada esta semana.

A iniciativa visa medidas de acolhimento, proteção e segurança das mulheres em bares, restaurantes, casas de eventos, boates e outros estabelecimentos de gastronomia e lazer.

Os materiais publicitários divulgam o protocolo “Não Se Cale”, o selo “Estabelecimento Amigo da Mulher” e mensagens da forma como a mulher pode buscar ajuda. E também de como a população em geral pode ajudar uma vítima de abuso, importunação ou violência.

Um dos principais elementos é a divulgação do “sinal de ajuda”, um gesto simples, que pode ser feito com apenas uma mão e de forma discreta. O gesto envolve três passos: 1) palma da mão aberta e voltada para fora; 2) dobrar o polegar ao centro da palma; 3) fechar os outros dedos sobre o polegar, em referência a situações de ameaça ou coação.

O sinal de ajuda, que foi criado por uma ONG canadense de proteção a mulheres, já é conhecido nas redes sociais e utilizado em mais de 40 países.

As peças publicitárias foram produzidas para o Governo de São Paulo pela agência DPZ e serão veiculadas em TV aberta, portais, redes sociais, rádio e mobiliários urbanos, como pontos de ônibus, durante todo este mês de agosto. Depois, também serão divulgados em veículos de transporte coletivo. 

Direitos Humanos A “São Paulo Por Todas” foi lançada nesta semana. São Paulo 03/08/2023 – 17:35 Ana Lúcia Caldas / Beatriz Albuquerque Leandro Martins – repórter da Rádio Nacional combate a assédio quinta-feira, 3 Agosto, 2023 – 17:35 121:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias