As portas da Câmara dos Deputados se abriram para a 3ª Marcha das Mulheres Indígenas, que ocorre em Brasília, nesta semana. Em sessão solene em homenagem às indígenas, Juliana Kerexu, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, relembrou que cada corpo massacrado é sentido por todas.
Braulina Baniwa, representante da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade, falou sobre o impacto da falta da demarcação de terras na vida das mulheres.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reforçou que é importante mudar a institucionalidade do país para reconhecer a diversidade brasileira.
Já a deputada Célia Xakriabá relembrou momentos de conflito das indígenas com o parlamento e enfatizou a necessidade de o Congresso respeitar a organização dos povos indígenas.
E nesta segunda-feira, foi apresentado um novo projeto de lei para combater, exclusivamente, a violência contra as mulheres indígenas, de autoria da deputada Célia Xakriabá.
Direitos Humanos Brasília 11/09/2023 – 20:32 Roberta Lopes / Beatriz Albuquerque Gésio Passos – repórter da Rádio Nacional 3ª Marcha das Mulheres Indígenas segunda-feira, 11 Setembro, 2023 – 20:32 198:00
Fonte: Ag. Brasil







































