O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho, manifestou preocupação com as coberturas vacinais no estado, que estão entre as piores do país, e anunciou um pacto para reforçar a imunização e reduzir o número de casos de tuberculose. O assunto foi discutido com representantes da OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, após a inauguração do Centro de Inteligência em Saúde, nessa sexta-feira.

Os casos graves de tuberculose podem ser prevenidos com a vacina BCG, uma das mais conhecidas e antigas no Sistema Único de Saúde, mas a cobertura atingida pelo estado no ano passado ficou em apenas 76%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos bebês com menos de um ano, e o percentual fluminense só foi maior que o do Espírito Santo, onde somente 63% dos bebês foram vacinados.
Notícias relacionadas:
- Governo cria comitê para reduzir casos de tuberculose até 2030.
- Brasil instala comitê interministerial para eliminação da tuberculose .
- Conselho aprova novas diretrizes para tratamento da tuberculose no SUS.
O estado do Rio também tem a segunda menor cobertura vacinal do país contra a poliomielite , e ocupa essa mesma posição em relação à cobertura da vacina pentavalente, que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B.
Para reverter o quadro, o secretário defendeu propostas como a ampliação do horário de funcionamento dos postos de vacinação e a criação de unidades que funcionem de segunda a domingo. E disse ainda que vai levar à Comissão Intergestores Bipartite do Estado uma proposta para que, a partir de 2024, os municípios que não atingirem os índices de vacinação não tenham repasse de recursos do executivo estadual.
*Com informações da Agência Brasil
Saúde Rio de Janeiro Governo cria comitê para reduzir casos de tuberculose até 2030 Brasil instala comitê interministerial para eliminação da tuberculose Conselho aprova novas diretrizes para tratamento da tuberculose no SUS 15/07/2023 – 15:49 Ana Lúcia Caldas/ Patrícia Serrão Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Vacinação sábado, 15 Julho, 2023 – 15:49 1:47
Fonte: Ag. Brasil









































