Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Rio Grande do Sul tem 98 municípios em situação de emergência

Pelotas, com cerca de 340 mil habitantes, é mais um município a decretar situação de emergência em razão da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul.

Os prejuízos são da casa de R$ 115  milhões de reais na produção agropecuária e a prefeita Paula Mascarenhas, pressionada pela necessidade de abastecer mais de 3 mil  famílias com caminhões pipa, assinou o decreto na quinta-feira, incluindo o município na relação dos afetados pela seca que se estende desde dezembro do ano passado.

O Rio Grande do Sul tem 98 municípios em situação de emergência por causa da estiagem desde o final de 2022, segundo os dados mais recentes da Defesa Civil do estado. Do total, 35 tiveram a situação de emergência homologada pelo governo do estado e outras 22 cidades foram reconhecidas pela União.

A expectativa é que haja reconhecimento dos governos federal e estadual até 25 dias. Isso não impede, no entanto, o início das ações de Pelotas, pois o decreto entra em vigor imediatamente.

Os relatórios elaborados por técnicos da Emater, IRGA, Empraba e Universidade Federal de Pelotas apontam para um déficit de chuvas de 200 milímetros nos últimos três meses e apresentam uma previsão de manutenção da situação e de aumento das perdas no campo que podem triplicar em questão de semanas. 

Geral Porto Alegre 20/01/2023 – 18:35 Alessandra Esteves Cléber Gravalska – Repórter FM Cultura estiagem Seca Situação de Emergência sexta-feira, 20 Janeiro, 2023 – 18:35 91:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias