Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 03 de fevereiro de 2026.

Geral

Receita Federal espera receber 36 milhões de declarações este ano

Termina logo mais, às 23h59, o prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano com base nos rendimentos de 2021. E a quantidade de declarações enviadas até agora já é recorde, como destacou o secretário especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.

A expectativa da Receita é receber, até o fim do dia, 36 milhões de declarações, 2 milhões a mais do que o previsto. Os técnicos da equipe do Imposto de Renda atribuíram essa quantidade acima do esperado a dois motivos. O envio de declarações por contribuintes que não estão obrigados a enviar e a entrada de pessoas mais pobres na faixa de pagantes, devido à tabela do imposto, que não é atualizada desde 2016.

Foram quase três meses de envios. O período para transmitir o documento começou em 7 de março. Quem estiver obrigado a declarar e não conseguir fazer isso nesta terça-feira, vai ser multado em, pelo menos, R$ 165. O valor pode ser maior se a pessoa tiver de pagar o imposto. O sistema para envio das declarações atrasadas abre nesta quarta-feira, às 8 horas.

Este ano, a Receita Federal incorporou algumas novidades, entre elas, o uso do pix para pagar o imposto e para receber a restituição. Até agora, cerca de 1 milhão de contribuintes fizeram esta opção.

Outra novidade é poder usar o cadastro no sistema Gov.Br para acessar uma versão da declaração preenchida previamente ou fazer o preenchimento online, sem precisar baixar o programa para computador ou aplicativo para telefones ou tablets. O secretário da Receita Julio Cesar Vieira Gomes destacou essa novidade.

O balanço da Receita também trouxe informações sobre os contribuintes que caíram na malha fina. Ou seja, não conseguiram comprovar os ganhos e despesas. Este ano foram mais de 2 milhões de pessoas, mais que o dobro das 870 mil do ano passado.

De acordo com os técnicos, os principais motivos que fazem os contribuintes caírem na malha fina são omissão de rendimentos, despesas médicas e imposto retido na fonte. Antes que a pessoa seja intimada a prestar contas, é possível verificar pendências na página da Receita Federal na internet para evitar multas. O endereço é gov.br/receita.

Economia Brasília 31/05/2022 – 19:33 Jacson Segundo / GT Passos Victor Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional declaração Imposto de Renda Receita Federal terça-feira, 31 Maio, 2022 – 19:33 190:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias