Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Nacional

Projeto Educação Ambiental em terras indígenas será apresentado pelo Governo de Rondônia na COP-27

Projeto de Educação em terras indígenas é desenvolvido pela Coordenadoria de Povos Indígenas da Sedam

 

O Governo de Rondônia mais uma vez está presente na United Nations Climate Change Conference, a COP-27, na cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito, entre os dias 6 a 18 de novembro, para discutir e apresentar ações que estão sendo realizadas, que influenciam de forma positiva a preservação do Meio Ambiente e amenizam as mudanças climáticas.

As ações relacionadas ao Meio Ambiente são desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, e entre uma das principais, está o Projeto de Educação Ambiental em terras indígenas, que tem como principal objetivo promover e incentivar a mudança de atitude dos indivíduos em relação ao espaço protegido, contribuindo assim, para a construção de novos conhecimentos e valores necessários à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento social, cidadão e empreendedor dos extrativistas.

O projeto promove a educação e conscientização da preservação das terras indígenas

A coordenadora de povos indígenas da Sedam, Valdenilda Coiryn Massaca Karitiana declara que o Estado vem desenvolvendo essa atividade, “mantendo o diálogo junto às 54 etnias em 20 terras indígenas de Rondônia, trabalhando em consonância com as comunidades indígenas, com a finalidade de levar educação ambiental, conscientização sobre a questão dos lixos, preservação dos rios e o desmatamento. Queremos avançar cada vez mais com esse trabalho desenvolvido por nossa coordenadoria”.

 

PROJETO

O projeto, que é desenvolvido pela Coordenadoria de Povos Indígenas – Copin, tem como premissa apoiar os municípios no desenvolvimento de atividades, considerando as características e especificidades de cada local; realizar diagnóstico situacional em relação à Educação Ambiental e o desenvolvimento coletivo e cidadão da comunidade para alinhamento e nivelamento das demandas, além de promover oficinas educativas de interpretação ambiental.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Também pelo projeto será dada a oportunidade para atendimento nas áreas da saúde, educação e cidadania por meio de parcerias estabelecidas com os entes municipais e empresas privadas, promover educação ambiental em comunidades urbanas e rurais, incentivando o cuidado e preservação das florestas, fauna e flora.

Ademais, desenvolver ações e projetos, com foco em reciclagem e resíduos sólidos; sistema agroflorestal; extrativismo; recuperação de áreas degradadas e nascentes, entre outras pautas que geram renda, saúde e bem-estar às comunidades indígenas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Geral

Dinheiro fácil tem iludido várias pessoas em Rondônia Em Porto Velho alguns influenciadores já começaram a apagar stories,reels e postagens em suas redes sociais...

Geral

Medida atende pleito do senador Marcos Rogério Professores do ex-território de Rondônia considerados de contratação precária, ou professores leigos, poderão ser transpostos para os...

Polícia

A cabeleireira Gilza Maria de Souza, 54 anos, foi morta com golpes de facão desferidas pelo marido, Silvio Miguel Sott, 58 anos, na tarde...

Política

O Senado aprovou na noite de hoje (7), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) chamada de PEC da Transição. Em primeiro...