Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Presidente Lula anuncia medidas emergenciais aos Yanomami em Roraima

Depois que agentes de saúde registraram a situação de desnutrição grave, adoecimento e mortes de crianças Yanomami, em Roraima, o Presidente Lula anunciou medidas emergenciais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram crianças extremamente magras, como sinal de fome e desnutrição e outras doenças. 

Em viagem emergencial a Boa Vista neste sábado, o presidente Lula chamou de “desumana” a situação da população que vive na maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami. Ele assumiu o compromisso de, com as medidas a serem tomadas, dar a dignidade merecida aos povos originários. 

A visita também foi feita pela ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, que destacou a emergência da situação.

Após a visita, o Ministro das Justiça, Flávio Dino, determinou a abertura de inquérito para que a Polícia Federal investigue a situação. Para Dino, “há fortes indícios de crime de genocídio”, que deve ser apurado, além de crimes ambientais. 

Lula disse que uma das prioridades é o transporte para os indígenas se deslocarem entre a cidade e as comunidades onde vivem e que as equipes de saúde devem ir até essas pessoas. Além disso, o governo vai distribuir 5 mil cestas básicas, 200 latas de suplementos alimentar para crianças, além de itens hospitalares e medicamentos. As aeronaves que levarem os suprimentos, retornam à cidade com os indígenas que precisam de atendimento médico.

Também ao lado do presidente, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, anunciou ações, como a chegada de equipes do SUS, a partir da próxima segunda-feira.

O presidente Lula também assumiu outro compromisso: o de combater o garimpo ilegal, sobretudo em terras indígenas. 

O ministério da saúde estima que, nos últimos quatro anos, 570 crianças Yanomami morreram de fome, doenças preveníveis ou em decorrência de contaminação por mercúrio, por conta do garimpo ilegal. E mais de cinco mil estão desnutridas ou passam fome. De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, as terras Yanomami, em Roraima, estão entre as que possuem maior área invadida por garimpeiros. 

O presidente esteve em Roraima ao lado de ministros, incluindo os que compõem o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami, criado em decreto nessa sexta-feira. 

Direitos Humanos Ele assumiu o compromisso de dar dignidade aos povos originários Brasília 21/01/2023 – 17:48 Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Povo Yanomami sábado, 21 Janeiro, 2023 – 17:48 3:47

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias