A prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (9) um aplicativo de transporte individual de passageiros chamado MobizapSP. Nessa plataforma, a administradora que venceu a licitação pública irá recolher uma taxa de administração fixa das corridas, de 10,95%. Também não haverá nesse aplicativo as chamadas tarifas dinâmicas, quando o preço da corrida sobe em horários de pico, por exemplo. 

A ideia é entrar no mercado para concorrer com os aplicativos mais populares 99 e Uber que, além de aplicarem a chamada tarifa dinâmica, também cobram taxas que variam de 40% a 60%, segundo relatos de motoristas.
Apesar de estar já disponível para download, o aplicativo ainda não está disponível para realização de corridas. Neste primeiro momento, a operadora aguarda o cadastramento de pelo menos 10 mil motoristas na capital paulista para poder iniciar a operação.
Em Araraquara, no interior de São Paulo, já existe um aplicativo semelhante, chamado Bibi Mob. A plataforma é administrada por uma cooperativa que recebeu o apoio da prefeitura local. Nesse caso, a taxa cobrada dos motoristas é de 5% e também não existe a tarifa dinâmica nesse aplicativo.
Geral São Paulo 10/03/2023 – 17:15 Nádia Faggiani /Alessandra Esteves Nelson Lin – Repórter da Rádio Nacional Aplicativo Transporte Passageiros sexta-feira, 10 Março, 2023 – 17:15 1:11
Fonte: Ag. Brasil










































