Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

PF vai apurar se houve crime no caso de joias dadas pelo governo árabe

Depois das informações a respeito da entrada irregular, de joias de alto valor ao Brasil, o ministro da Justiça, Flávio Dino, acionou a Polícia Federal, nesta segunda-feira (06), para investigar a possível prática de crimes contra a administração pública.

O pedido foi feito por meio de um ofício do ministro encaminhado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

A iniciativa de Dino foi motivada pela reportagem do jornal O Estado de São Paulo que noticiou a entrada de joias avaliadas em mais de DEZESSEIS MILHÕES de reais, no aeroporto de Guarulhos, trazidas em 2021 por um assessor do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, e que foram apreendidas pela Receita Federal, na época, devido à falta de declaração e pagamento das taxas devidas.

Segundo a reportagem, as tentativas de retirada das peças ocorreram até dezembro do ano passado, mais de um ano após o confisco pelos agentes da alfândega.

Bento Albuquerque explicou, por meio de nota, que as joias teriam sido presente do governo da Arábia Saudita a então primeira-dama Michel Bolsonaro. O ex-ministro também disse que os itens seriam encaminhados para o acervo do Palácio do Planalto.

Ao comentar o assunto, nesta segunda-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que esse tipo de presente deve ser destinado ao patrimônio público, o que, segundo ele, não ocorreu.

Em nota, a Receita Federal chegou a explicar que todos os trâmites para a retirada dos acessórios de valor encerraram em julho do ano passado. Com isso, as joias já poderiam ir a leilão, mas foram guardadas para possíveis investigações. A Receita já acionou o Ministério Público Federal. Além disso, a Receita informou que se as joias eram para ser encaminhadas ao Palácio, o procedimento deveria ser feito de forma diferente.

Sobre a nova informação de que um segundo lote de joias havia sido entregue ao Planalto, a Receita disse que vai tomar as medidas adequadas, já que qualquer bem acima de MIL DÓLARES que entre no Brasil deve ser declarado pelo portador.

 

Política Dino aponta possibilidade de delitos contra administração pública Brasília 06/03/2023 – 16:00 Paula de Castro / Guilherme Strozi Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Joias Bolsonaro michelle receita segunda-feira, 6 Março, 2023 – 16:00 171:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias