Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Pesquisadores esclarecem efeitos do programa Bolsa Família

Condições dignas de sobrevivência, redução da mortalidade infantil e mais autonomia para as mulheres. Esses são alguns dos efeitos constatados por pesquisadores, em relação ao programa social Bolsa Família.

Os especialistas Alessandro Pinzani e Walquiria Rego ouviram por cinco anos as famílias beneficiárias do programa e publicaram os resultados pela editora da Unesp, Universidade Estadual Paulista.

Para a professora de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas, Walquiria Rego, “um dos preconceitos mais cruéis da sociedade” é afirmar que as mulheres geram mais filhos para conseguir o benefício.

Dados do Ipea mostram a redução do número de filhos, por mulher beneficiária do Bolsa Família, ao longo dos anos. Walquiria Rego desmente a ideia de que os beneficiários do programa param de trabalhar por já terem uma renda.

O professor de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina Alessandro Pinzani rebate a expressão “ensinar a pescar”, contrária ao Bolsa Família.

Para o professor, programas sociais reconhecem que há pessoas em pobreza extrema com urgência de se alimentar e ter dignidade. Pinzani cita que o resultado da pesquisa traz mudanças de vida, do ponto de vista social.

Os pesquisadores destacaram, também, que o Bolsa Família, sozinho, não muda a realidade na estrutura da desigualdade do Brasil. Eles defendem o retorno de outros programas sociais, como o Brasil Carinhoso e o Brasil Jovem, porque afirmam que a pobreza tem outras dimensões além da financeira.

Geral Brasília 31/03/2023 – 15:59 02/04/2023 – 15:41 Leila Santos/ Renata Batista Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Bolsa Família domingo, 2 Abril, 2023 – 15:41 196:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias