Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 01 de fevereiro de 2026.

Geral

Pesquisa traça perfil dos caminhoneiros do Brasil

Em que situação vivem os caminhoneiros autônomos no Brasil? Para traçar um perfil nacional desses profissionais e responder a essa pergunta, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos encomendou uma pesquisa da categoria.

O levantamento mostra que os caminhoneiros trabalham em média 13 horas por dia, por cerca de 23 dias por mês e recebem em torno de R$ 4 mil mensais.

O executivo da Confederação, Marlon Maues, detalha o perfil médio da categoria no Brasil.

Para fazer o cálculo do valor a receber nas entregas, os caminhoneiros devem utilizar a Lei do Piso Mínimo do Frete, que trata da cobrança do transporte. Mas, cerca de 45% deles disseram desconhecer a legislação que rege a categoria.

Outro dado importante é a preocupação de 60% dos entrevistados com a segurança nas estradas. Na avaliação dos caminhoneiros, esta é uma profissão de risco. Cerca de 43% dos ouvidos na pesquisa afirmaram que já foram vítimas de assaltos.

A infraestrutura nas rodovias foi apontada por 34% dos participantes do estudo como a maior dificuldade da profissão. Um desses caminhoneiros é Chico Berranteiro, com mais de 22 anos de estrada.

A pesquisa ouviu mil caminhoneiros autônomos entre os dias 4 e 18 de abril deste ano. Cinco cidades foram utilizadas como base para fazer o levantamento nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

*Com supervisão de Sheily Noleto. 

Geral Brasília 07/07/2022 – 19:19 Sheily Noleto / Guilherme Strozi Igor Cardim – Estagiário da Rádio Nacional caminhoneiros pesquisa quinta-feira, 7 Julho, 2022 – 19:19 160:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias