Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 24 de janeiro de 2026.

Geral

Operação da PM deixa 10 mortos, no Complexo da Penha, no Rio

Uma operação realizada nesta quarta-feira no Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, deixou 10 mortos. De acordo com a Polícia Militar o objetivo da ação era localizar e prender integrantes de facções criminosas, após monitoramento do Setor de Inteligência indicando que ocorreria uma reunião de lideranças desses grupos na região.  

Ainda de acordo com a PM, as equipes responsáveis pela operação foram atacadas a tiros por indivíduos armados. Houve confronto e um policial foi ferido e levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, sendo depois transferido para o Hospital Central da Polícia Militar. O estado de saúde dele é considerado estável.  

Moradores relataram em redes sociais a intensa troca de tiros. Durante a operação, foram apreendidos sete fuzis, munições e granadas. Também foram retiradas grandes quantidades de barricadas.  

A Secretaria municipal de Educação informou que 16 escolas da região foram impactadas pelas operações policiais, deixando quase 3 mil e quinhentos alunos sem aula.  

Daniel Hirata, coordenador do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense, classificou a operação como desastrosa.  

Ele acrescenta que os mais prejudicados nestes momentos são os moradores, que sofrem com as consequências como, por exemplo, alto índice de crianças vítimas de tiroteios. E que são necessárias mais cautelas na realização destas operações, conforme já determinado pelo Supremo Tribunal Federal. Entre as medidas determinadas, está o uso de ambulâncias nestas ações.  

Em nota, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro afirmou que acompanha com preocupação as notícias sobre a operação policial, inclusive os relatos de moradores da Penha. A nota declara ainda que a Defensoria, através de seus órgãos, segue ouvindo a população e disponibilizando os serviços de acolhimento jurídico e psicossocial às famílias das vítimas de violações. 

A operação no Complexo da Penha foi realizada por policiais do Comando de Operações Especiais, através do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE.  

Segurança O objetivo da ação era prender integrantes de facções criminosas Rio de Janeiro 02/08/2023 – 18:41 Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque Carolina Pessoa – repórter da Rádio Nacional Operação PM Rio quarta-feira, 2 Agosto, 2023 – 18:41 175:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias