Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Operação da PF apura fraudes no Auxílio Emergencial

Duzentos policiais federais estão conduzindo nesta terça-feira (07) a Operação Apateones, para desarticular uma organização criminosa de fraudes ao programa Auxílio Emergencial.

Eles cumprem 47 mandados de busca e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara Federal de Campinas, em 12 estados: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A investigação começou em agosto de 2020, a partir de informação da Caixa Econômica Federal à Policia Federal em Brasília. O banco enviou dados sobre 91 benefícios de Auxílio Emergencial fraudados, no valor total de R$ 54.600. 

O dinheiro foi desviado para duas contas bancárias de pessoa física e de pessoa jurídica em Indaiatuba, interior de São Paulo. A partir de investigação da delegacia de Polícia Federal em Campinas, foram reveladas milhares de outras fraudes.

A partir daí, foram descobertas cerca de 360 contas do Auxílio Emergencial, fraudadas por meio de pagamento de boletos e transferências bancárias. A estimativa é que o valor desviado ultrapassa 50 milhões de reais, com mais de 10 mil contas fraudadas.

Os 37 envolvidos na presente operação estão sendo investigados pelos crimes de furto mediante fraude, estelionato e organização criminosa, cujas penas somadas ultrapassam 22 anos de reclusão.

O termo “Apateones” significa “fraudadores”, em grego.

Justiça São Paulo 07/03/2023 – 15:56 Ana Lucia Caldas / Guilherme Strozi Leandro Martins – Repórter da Rádio Nacional PF Polícia Federal auxílio emergencial Benefício terça-feira, 7 Março, 2023 – 15:56 107:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias