A Organização das Nações Unidas destacou nesta quarta-feira o papel da juventude indígena nas lutas ambientais e sociais. A declaração foi feita pelo chefe da ONU neste Dia Internacional dos Povos Indígenas. 

Em sua mensagem lembrando a data, o secretário-geral, António Guterres, destacou os desafios enfrentados pelos povos originários, como terras e recursos ameaçados, direitos minados, marginalização e a exclusão.
O chefe da ONU afirmou que os jovens indígenas, homens e mulheres, são os líderes no movimento global por justiça, igualdade, diversidade cultural e de ação climática.
Guterrez disse que os conhecimentos e as tradições indígenas estão enraizados no desenvolvimento sustentável e podem ajudar a resolver muitos dos desafios atuais do mundo. E que, por isso, essa juventude precisa estar envolvida nos processos de decisão.
Segundo a Unesco, o braço da ONU para educação, ciência e cultura, o mundo tem de 370 a 500 milhões de indígenas, que representam 5 mil culturas e ocupam 22% da área terrestre do planeta.
Direitos Humanos A declaração foi feita no Dia Internacional dos Povos Indígenas Brasília 09/08/2023 – 17:18 Roberto Piza / Beatriz Arcoverde Oussama El Ghaouri – Repórter da Rádio Nacional dia internacional dos povos indígenas quarta-feira, 9 Agosto, 2023 – 17:18 1:13
Fonte: Ag. Brasil










































