Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Geral

Número de jovens acolhidos manteve patamar estável no estado do Rio

Cerca de 30% das crianças e adolescentes acolhidos no estado do Rio estão no regime há mais de um e ano meio. Ou 70% deles estão há menos de 18 meses em acolhimento, que é o tempo máximo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dados são do novo Censo da População Infantojuvenil Acolhida, realizado pelo Ministério Público do estado. 

Em 2022 eram quase 34% de acolhidos em uma espera longa para adoção ou retorno ao convívio familiar e, em 2021, quase 40%, o que mostra uma tendência de redução. Já o número de jovens acolhidos manteve patamar estável, subindo de 1.455 para 1.512.  

Segundo o MP, a redução no tempo de institucionalização indica que o sistema tem melhorado e cumprido seu papel de promoção do convívio familiar e comunitário. 

O novo censo também mostra que cresceu em números absolutos e também proporcionalmente os acolhidos em razão de abuso sexual ou por estarem em situação de rua, que passaram a ocupar o quinto e o quarto principal motivo de acolhimento. Os três primeiros permanecem sendo negligência, abandono e abuso físico ou psicológico. 

Outro destaque foi a redução expressiva no número de acolhidos por motivo de guarda ou tutela malsucedida.

Ainda de acordo com o Censo, o estado do Rio perdeu cinco abrigos institucionais e um de modalidade casa-lar em relação ao ano passado.  

Direitos Humanos Rio de Janeiro 06/10/2023 – 21:22 Jackson Segundo / Pedro Lacerda Fabiana Sampaio – Repórter da Radio Nacional acolhimento Jovens Rio de Janeiro sexta-feira, 6 Outubro, 2023 – 21:22 1:46

Fonte: Ag. Brasil

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mais notícias