Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 22 de janeiro de 2026.

Nacional

Novo avanço contra o câncer: tratamento consegue eliminar tumor por completo em estágio inicial

O câncer, ainda que figure como um dos grandes nêmeses da vida humana, no avançar da ciência, se torna uma doença menos temida. Uma contribuição nesse sentido surge de um estudo revolucionário publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, que, no caso de câncer de mama, confirmou que uma aplicação de imunotoxina nos dutos mamários é capaz de eliminar totalmente lesões pré-cancerosas visíveis e invisíveis de pacientes.

O que dizem as últimas pesquisas científicas mais importantes? Descubra ao assinar a EXAME, por menos de R$ 0,37/dia.

A pesquisa, liderada por cientistas da Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, especializado em câncer de mama em estágio inicial, primeiramente, avaliou a eficácia da imunotoxina em quatro linhagens celulares de diferentes subtipos de câncer de mama em camundongos.

Os resultados evidenciaram que o tratamento induziu à morte as células tumorais em todas elas.

Os pesquisadores também administraram o tratamento a cerca de dez camundongos para captar possíveis toxinas circulares no sangue após a intervenção e, de cinco a 30 minutos depois, não encontraram nada.

Mas o comparativo que definiu a eficácia de eliminar o câncer inicial veio da aplicação em dois grupos distintos de ratos: um primeiro, recebeu a aplicação uma vez por semana durante três semanas nos dutos tumorais. O segundo, para viés de comparação de eficácia, recebeu a aplicação, mas não na área com câncer.

No final da terapia, descobriram que aqueles que receberam a injeção no corpo tiveram um crescimento tumoral mais lento, mas que retornava após a interrupção.

Já os que receberam diretamente nos dutos tiveram os tumores completamente eliminados dentro de duas semanas após a conclusão do tratamento e a arquitetura da mama era parecida com glândulas mamárias normais. Nenhuma recorrência foi detectada após dois meses.

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

A Caixa inicia na quinta-feira, 30, o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul no valor de...

Nacional

Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha...

Nacional

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou, nesta quarta-feira, que o arroz que será importado pela empresa, para evitar altas...

Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado...