O IBGE começou a coletar os dados da nova Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, que vai visitar cerca de 133 mil domicílios, em mais de 2.500 municípios de todo o país. 
O levantamento está sendo feito em parceria com o Ministério da Saúde e vai coletar informações essenciais para o planejamento de políticas públicas na área. Os resultados estão previstos para o último trimestre do ano que vem. As perguntas tratam de temas como satisfação com o atendimento no serviço de saúde, planejamento familiar, pré-natal, uso de métodos contraceptivos e saúde e nutrição das crianças.
A Secretária Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destaca dois pontos de maior atenção.
A pesquisa também vai perguntar, pela primeira vez no âmbito do IBGE, sobre a identidade de gênero dos entrevistados, e usar uma nova metodologia para questionar sobre a orientação sexual, tema abordado pela primeira vez em 2019. Com isso, o país terá dados mais completos sobre a diversidade sexual e de gênero da população.
Como esses e outros temas da pesquisa são considerados sensíveis, o entrevistado só responderá por si mesmo e por seus filhos pequenos. E de acordo com a analista do IBGE, Marina Águas, toda a metodologia da pesquisa foi pensada para obter os dados mais confiáveis possíveis.
Outro módulo de destaque é o que trata do pré-natal e parto, que além de verificar se as gestantes estão tendo o acompanhamento adequado, também investiga se elas tiveram seu desejo de parto respeitado. E o tema de pré-natal também é abordado entre os homens que tem filhos, para saber como eles participaram da gestação e nascimento. Já dentro do tema da saúde das crianças, serão levantados dados sobre alimentação, uso de telas, ocorrências de doenças e sobre vacinação.
Geral Rio de Janeiro 09/10/2023 – 19:40 Roberto Piza / Alessandra Esteves Tâmara Freire – Repórter Rádio Nacional Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde IBGE identidade de gênero segunda-feira, 9 Outubro, 2023 – 19:40 2:53
Fonte: Ag. Brasil







































