Avaliação da revista Época Negócios e Fundação Dom Cabral também coloca a empresa na liderança em Performance Socioambiental
A Natura foi reconhecida como a segunda empresa com melhor gestão empresarial do Brasil no ranking geral da 14ª edição do Anuário Época 360º de 2025, em uma avaliação que envolveu mais de 450 companhias. O resultado representa uma ascensão de duas posições em relação à edição anterior. A empresa também conquistou a liderança em Performance Socioambiental e na categoria Farmacêutica e Cosméticos.
A avaliação analisou o desempenho das empresas em 2024 e foi realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, utilizando uma matriz robusta baseada em seis dimensões: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Inovação, Visão de Futuro, Pessoas e Performance Socioambiental.
Os resultados refletem o sucesso de uma estratégia que une crescimento econômico e geração de impacto social e ambiental positivo.
“Para nós, o valor e a longevidade da empresa estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Integrar sustentabilidade à estratégia de negócios sempre foi a nossa forma de operar. Não é uma ação a mais, é o próprio negócio. Transformamos desafios sociais e ambientais em oportunidades de negócios”, afirma João Paulo Ferreira, CEO da Natura.
Inovação
O ranking também posiciona a Natura como a segunda empresa mais inovadora entre todas as avaliadas. Em 2024, a companhia investiu mais de R$ 1 bilhão em inovação, o equivalente a 4,5% da receita líquida, operando o maior centro de inovação cosmética do Hemisfério Sul, com mais de 400 cientistas e mais de 300 patentes ativas.
O Anuário destaca iniciativas que integram estratégia, inovação e sustentabilidade — como o lançamento da linha de cuidados pessoais Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, especialmente desenvolvida para peles pretas e pardas, resultado de um estudo com mais de duas mil mulheres negras. Atualmente, menos de 1% dos lançamentos cosméticos globais são destinados a esse público, que representa quase metade da população brasileira.
“Olhando para a frente, vamos seguir inovando, fortalecendo nossas marcas e expandindo a rentabilidade e a geração de caixa, ao mesmo tempo em que mantemos firmes nossos compromissos socioambientais e a meta de nos tornarmos uma empresa 100% regenerativa até 2050. Isso significa gerar impacto positivo financeiro, social, ambiental e humano”, complementa o CEO.
Destaques socioambientais
Entre os avanços de 2024, o Anuário Época 360º ressalta que a Natura:
Reduziu em 43% suas emissões próprias de CO₂, antecipando a meta climática prevista para 2030;
Alcançou 84,6% de embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, mantém relacionamento com comunidades extrativistas da Amazônia e é pioneira no uso de bioativos da sociobiodiversidade brasileira — atuação que beneficia milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta.
A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação Empresa B pelo B Lab. Presente em 14 países da América Latina, seus produtos podem ser adquiridos por meio das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura e nas mais de mil lojas físicas.
Mais informações: www.natura.com.br
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AGÊNCIA EXOS Raphaela Aguiar










































