Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 28 de janeiro de 2026.

Geral

Não se deve escolher vacina, alertam especialistas

Quatro vacinas estão em uso no país: a AstraZeneca, a CoronaVac, da Pfizer e da Janssen. E, de acordo com o Ministério da Saúde, cada cidade tem autonomia para distribuir as doses, seguindo o Programa Nacional de Imunizações. Mas tem quem prefira escolher qual vacina tomar, como se fosse vinho. Essas pessoas receberam o apelido de sommeliers de vacina e viraram memes na internet. Mas o assunto é sério.

A ordem de vacinação leva em conta a chance de as pessoas desenvolverem a forma grave da covid. Por isso, é importante comparecer assim que for chamado. O diretor do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida, avalia que ficar escolhendo qual vacina tomar atrasa o calendário de imunização.

Para garantir o cumprimento do calendário, alguns municípios já editaram decretos estabelecendo punições aos sommeliers de vacinas. Entre eles, Criciúma, em Santa Catarina; São Bernardo do Campo, em São Paulo; e Juruaia, em Minas Gerais.

O mais importante é a conscientização das pessoas, como afirma a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai.

O Vacinômetro, do Ministério da Saúde, indica que nesta terça-feira o Brasil superou a marca de 100 milhões de vacinados. Pouco mais de 28 milhões de pessoas já concluíram a imunização com as duas doses ou com a vacina da Janssen, que é de dose única. Esse número representa 13,2% da população do país.

* Com produção de Michelle Moreira.

Saúde Calendário de vacinação pode ser comprometido por “sommeliers” Brasília MP investiga casos de fura-fila de vacina contra covid-19 em SP 06/07/2021 – 21:03 Raquel Mariano e Luiz Claudio Ferreira Victor Ribeiro* , da Rádio Nacional vacina covid terça-feira, 6 Julho, 2021 – 21:03 2:31

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias