Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 17 de janeiro de 2026.

Geral

Municípios de SP cobram da União rapidez na habilitação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde em São Paulo, Geraldo Reple, pediu para o Ministério da Saúde acelerar a habilitação dos leitos de UTI para pacientes com coronavírus. O apelo foi feito durante uma entrevista coletiva nesta terça-feira.

Só depois do leito ser habilitado é que ele passa a receber os recursos do SUS. O Ministério da Saúde prometeu pagar a cada leito de UTI uma diária no valor de R$ 1,6 mil pelo período de 90 dias. O dobro do que é pago para leitos de terapia intensiva.

Caso o governo federal não habilite os leitos, cabe ao governo do estado transferir os recursos para os municípios.

A ocupação dos leitos de UTI é um dos critérios que vão determinar a flexibilização das medidas de isolamento no estado. Para que isso aconteça, menos de 60% dos leitos podem estar ocupados. O outro critério é a redução sistemática de casos por um período de duas semanas.

Nessa terça-feira, mais de 71% dos leitos de UTI estavam com pacientes em todo o estado. Na grande São Paulo esse índice é de 88%. No total, são mais de 9,5 mil pessoas internadas. Dessas, quase 3,7 mil em terapia intensiva.

Segundo a Secretaria de Saúde, o estado de São Paulo aguarda a habilitação de mais de 1,8 mil leitos, tanto na capital quanto no interior.

Questionado sobre quantos leitos ainda precisam ser habilitados no estado e no país, o Ministério da Saúde informou, em nota, que desde o mês de abril já foram habilitados 1.638 leitos no estado de São Paulo para atender pacientes graves de Covid-19. A pasta não informou quantos leitos ainda aguardam habilitação nem em São Paulo e nem no restante do país.

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias