Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Geral

Movimentos pedem para adiar votação do Plano Diretor Estratégico de SP

Após polêmicas e adiamentos, acontece nesta segunda (26) a votação final do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo.

Nesta segunda pela manhã, já ocorreu uma audiência pública na Câmara de Vereadores sobre o tema. Na audiência, diversas entidades da sociedade civil pediram um novo adiamento da votação e mais tempo para discussão do projeto de lei. 

Dentre os pontos principais de polêmica está a ampliação do adensamento urbano para 700 metros em um raio próximo a estação de metrô. Atualmente, o limite é de 600 metros, além da permissão de construção de prédios mais altos em bairros, onde não há infraestrutura suficiente de transporte. Como consequência, urbanistas preveem a continuidade do deficit habitacional da cidade, além da ampliação de problemas como maior uso de carro e piora no trânsito.

Os movimentos sociais também acusam que dentro do projeto de lei há os chamados “jabutis”, temas que não estão relacionados ao Plano Diretor, mas foram incluídos agora como, por exemplo, a isenção de imposto para estádios de futebol. 

Na votação em 1º turno do Plano Diretor, aprovado no final de maio, a matéria contou com 42 votos favoráveis e 12 contrários. Para aprovar o Plano Diretor em 2º turno serão necessários 3/5 dos legisladores, ou seja, 33 vereadores.

 

Geral São Paulo 26/06/2023 – 14:10 Renata Batista Nelson Lin – Repórter da Rádio Nacional Plano Diretor Estratégico de SP segunda-feira, 26 Junho, 2023 – 14:10 83:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias