Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 21 de janeiro de 2026.

Geral

Marinha ativa Base de Submarinos da Ilha da Madeira, no Rio de Janeiro

A Marinha ativou nesta sexta-feira a Base de Submarinos da Ilha da Madeira, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A base faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que visa à produção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

De acordo com a Marinha, essa é a mais moderna base naval militar brasileira e vai contribuir para a preparação dos meios navais, prioritariamente dos submarinos, mas também prestar apoio logístico às organizações militares, e reforçar a segurança do Complexo Naval de Itaguaí, incluindo os perímetros marítimo e terrestre.

O comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior, destacou que a base é de grande dimensão estratégica, já que vai abrigar a força máxima de dissuasão do país, contribuindo pro fortalecimento da soberania nacional.

O programa de desenvolvimento de submarinos do complexo de Itaguaí já concluiu a montagem de dois dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica: Riachuelo, lançado ao mar em 2018, e Humaitá, com lançamento previsto para dezembro deste ano. Os outros dois, Tonelero e Angostura, têm entrega prevista para 2022 e 2023.

Lançado em 2008, em uma parceria estratégica com a França, o programa prevê investimentos totais de R$ 35 bilhões. Na construção das embarcações, os componentes fabricados no Brasil têm prioridade, o que, segundo a Marinha, fortalece diversos setores industriais.

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias