Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Marina Silva critica desmonte da política ambiental por Bolsonaro

Criação de uma Autoridade Nacional de Mudança Climática e de secretarias para o combate ao desmatamento e para a promoção da bioeconomia estão entre as prioridades da nova ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Ex-ministra do Meio Ambiente durante os dois primeiros governos Lula e deputada federal eleita em outubro pela Rede de São Paulo, Marina Silva assumiu o cargo em salão lotado, nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto.

Marina Silva destacou que o nome do ministério acrescentou o termo Mudança do Clima devido a importância que o tema terá em sua gestão.

Entre as novidades, está a criação da Autoridade Nacional de Mudança Climática para fiscalizar a política nacional de mudança do clima. A estrutura da nova autarquia deve ser enviada ao Congresso Nacional em abril deste ano. Também foi recriada a Secretaria Nacional da Mudança Climática.

Marina Silva ainda criticou a gestão anterior que, segundo ela, realizou um desmonte da política ambiental brasileira e comemorou o retorno da Agência Nacional de Águas e do Serviço Florestal Brasileiro para a estrutura do ministério.

A nova ministra ainda anunciou a criação da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial, com missão de zerar o desmatamento e definir os territórios destinados à preservação ambiental e aos povos indígenas. Outras novidades são as criações das secretarias de bioeconomia, de gestão ambiental urbana e do Departamento de Proteção e Defesa dos Direitos Animais.

Garantir que o tema do meio ambiente seja transversal a todos os ministérios é outro desafio definido pelo novo governo. Presente na cerimônia, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, prometeu que o meio ambiente vai participar de todos os projetos que possam ter impactos ambientais, seja da área de Infraestrutura, energia ou cidades.

Marina Silva também prometeu reformular e fortalecer o CONAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, e outras instâncias de participação popular, com intuito de ampliar a participação social na política ambiental brasileira.

 

Da RN em BSB, LPL

Sheily da Silva Noleto Lopes
JCP Jornalismo

Política A nova ministra do Meio Ambiente assumiu cargo no Palácio do Planalto Brasilia 04/01/2023 – 19:33 Sheily Noleto / GT Passos Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional Marina Silva ministério Posse Governo Federal meio ambiente quarta-feira, 4 Janeiro, 2023 – 19:33 233:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias