Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Geral

Mais de 17 mil indígenas yanomami estão em situação de risco no Brasil

Mais de 17 mil indígenas yanomami estão em situação de risco imediato. É o que aponta os primeiros resultados de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (21).

De acordo com a pesquisa, esse número corresponde a 62% das comunidades indígenas yanomami, que vivem hoje muito próximas, a menos de 5 km, de áreas com floresta alterada por não indígenas. A análise foi feita por meio do cruzamento de dados de diversas fontes, referentes a 366 comunidades indígenas e seu entorno. 

Entre as principais ameaças aos yanomamis, de acordo com o estudo, estão o garimpo, queimadas, desmatamento e mineração. Entre os dados alarmantes apresentados estão o aumento de mais de 100 pistas de pouso na região, sendo ao menos 38 delas clandestinas. 

A pesquisa também aponta que, dos mais de 25.000 km de extensão de rios que passam pela região, cerca de 2.000 km registram a presença de indígenas morando às suas margens. Mais da metade deles estão potencialmente contaminados, atingindo uma população de cerca de 12 mil indígenas. 

Direitos Humanos Garimpo, desmatamento e mineração estão entre principais ameaças Rio de Janeiro 24/06/2023 – 10:35 Tâmara Freire / Pedro Lacerda Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Yanomamis pista de pouso clandestina Comunidades Indígenas sábado, 24 Junho, 2023 – 10:35 76:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias