Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 15 de dezembro de 2025.

Geral

Maioria em favelas no RJ depende de doação para terapia com canabidiol

Uma pesquisa com moradores de favelas cariocas, que fazem terapia com óleo derivado da maconha, mostrou que a grande maioria depende de doações de organizações não governamentais para garantir o tratamento. Segundo o levantamento realizado pela Organização Não Governamental Movimentos, das 63 pessoas que usam o canabidiol, 66,67% recebem o insumo de ONGs ou instituições. Ao todo, foram ouvidos 105 moradores.

Outras formas citadas por eles para obter a substância foram associações de pacientes, amigos ou parentes, liminar ou importação direta pela família.

De acordo com Ricardo Fernandes, da ONG Movimentos, a pesquisa mostra que nas favelas também há pacientes que usam derivados de maconha, apesar do preço elevado. E que a dificuldade em obter o remédio através do Sistema Único de Saúde faz com que muitos tenham que recorrer à ajuda de instituições. 

Segundo o estudioso, é importante que o governo se envolva nessa questão.

O óleo de canabidiol ou de THC é usado principalmente no tratamento do transtorno do espectro autista, seguido por epilepsia; sintomas de ansiedade, depressão e dores.

A pesquisa inclui recomendações às autoridades públicas, entre elas, a de regulamentação e fortalecimento das associações que produzem derivados da maconha, a aprovação da legislação federal que garanta a distribuição dessas substâncias pelo Sistema Único de Saúde e o fomento a iniciativas canábicas em favelas e periferias.

Saúde Rio de Janeiro 01/07/2023 – 09:14 Vitória Elizabeth/ Renata Batista Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional canabidiol favelas cariocas sábado, 1 Julho, 2023 – 09:14 170:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias