Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 27 de outubro de 2025.

Nacional

Ligar a TV e algodão nos ouvidos: veja como acalmar animais com medo de fogos

Os tradicionais fogos de artifício da virada são motivo de comemoração para a chegada de um novo ano. Porém, para os pets como cães e gatos o barulho desses fogos não são nada confortáveis e podem levar os animais a situações de extremo estresse, medo e até à convulsão. 

Isso acontece porque a sensibilidade auditiva dos cães e gatos, por exemplo, é muito maior do que a dos seres humanos. Ou seja, se o som já é incômodo para nós, para eles é até 4 vezes mais alto.

A reportagem do portal O TEMPO conversou com a médica veterinária, Carla Maion, que dá dicas simples que podem ajudar os pets a se sentirem mais confortáveis em meio a tanto barulho. Veja:

  1. Evite deixar o animal de estimação sozinho, a companhia do tutor é muito importante para acalmá-lo em meio ao barulho.
  2. Se você tiver algum compromisso e o animal for ficar sem companhia em casa, deixe-o em local seguro. A veterinária indica ambientes fechados e longe de gavetas ou locais que o animal possa se esconder e ficar preso.
  3. Outra dica é gastar bastante a energia do pet no dia 31: 
  4. “Leve-o para passear, canse o seu animal para que ele esteja com sono, de preferência dormindo, na hora da virada”, afirma Maion.
  5. Ligue a televisão ou coloque uma música de som ambiente. Isso pode ajudar a distrair o pet.
  6. Coloque algodão nos ouvidos do Pet durante a queima de fogos:
  7. Se for fazer isso, é importante que o tutor esteja ao lado do animal e retire o algodão assim que os fogos terminarem”, alerta a veterinária Carla Maion.
  8. Em alguns casos mais graves, os danos do barulho podem ser maiores. Nestes casos, é importante buscar ajuda profissional.

“Se você perceber que o cão ou gato está muito ofegante, fazendo vômitos, movimentos irregulares e até perdendo a consciência, pode ser que ele esteja convulsionando. Nestes casos mais extremos é necessário buscar ajuda profissional, ligar para um veterinário ou levar em um centro de saúde. Existem alguns animais que sofrem mais com esses barulhos e, nestes casos, há remédios que podem acalmá-los. Mas essas medicações só podem ser prescritas por um profissional”, afirma a veterinária Carla Maion.

 

Fonte: O tempo

Mais notícias