Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Justiça mantém competência da Anvisa para regular indústria do tabaco

Uma decisão da Justiça Federal da Bahia manteve a competência da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para regular a indústria do tabaco em produtos derivados, como charutos e cigarrilhas.

O Sindicato das Indústrias do Tabaco queria derrubar uma determinação da Anvisa de 2021 que obriga o setor a entregar laudos sobre 163 substâncias presentes em derivados do tabaco.

O Sindicato das Indústrias alegava que não existiriam laboratórios no Brasil e no mundo com a capacitação, a metodologia e os equipamentos adequados para a análise.

A AGU, Advocacia-Geral de União, foi contra a tese da indústria e conseguiu decisão favorável na Justiça Federal.

A medida procura reduzir os riscos de danos à saúde provocados pelos derivados do tabaco.

Existem estudos que apontam mais de nove mil substâncias nos produtos do tabaco. Por isso, alguns especialistas ainda consideram essa resolução da Anvisa insuficiente.

É o que explica o médico e professor Paulo Corrêa, Coordenador da Comissão Científica de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia.

Para o médico Paulo Corrêa, não há níveis seguros para o consumo dos fumos derivados do tabaco, nem para o cigarro.

A Rádio Nacional pediu um posicionamento do Sindicato das Indústrias do Tabaco sobre o tema, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Justiça Brasília 21/03/2023 – 19:28 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Oussama El Ghaouri – Repórter Rádio Nacional Tabaco Anvisa indústria substâncias terça-feira, 21 Março, 2023 – 19:28 2:26

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias