Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Justiça do Maranhão determina demarcação de terra de Baixão dos Rochas


Logo Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Maranhão determinou que o Instituto de Colonização e Terras do Estado faça a demarcação do território da comunidade tradicional Baixão dos Rochas, em São Benedito do Rio Preto, a cerca de 240 km da capital, São Luís.

O objetivo é encerrar um conflito iniciado há pelo menos 3 anos, entre moradores da comunidade e as empresas Bomar Maricultura e Terpa Construções, que afirmam ter documentos de compra das terras da região.

Notícias relacionadas:

Representantes das empresas e da Associação do Povoado Baixão das Rochas participaram de uma audiência de conciliação esta semana e concordaram com a demarcação.

O desembargador Gonçalo de Sousa Filho definiu uma área de cerca de 360 hectares para a comunidade tradicional.

O Defensor Público Estadual Jean Nunes, que integra o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria maranhense,  destaca que a demarcação atual contempla a produção, sustento e moradia das famílias atacadas, mas não garante o modo de vida desta comunidade e de outros 6 povoados da região.

No dia 19 de março, dez famílias dessa comunidade tiveram as suas casas incendiadas. Homens armados entraram com escavadeiras, roubaram alimentos e mataram animais dos moradores. O caso está sendo investigado e acompanhado pelo governo do estado, pela justiça e Defensoria Pública.

Há mais de 80 anos, 57 famílias moram e trabalham com agricultura familiar e extrativismo em uma área de aproximadamente 600 hectares.

Uma nova audiência para dar andamento ao processo de demarcação deve ocorrer dia 19 de abril.

Justiça Conflito entre comunidade tradicional e empresas dura três anos São Luís Casas de comunidades tradicionais são incendiadas no Maranhão Povo indígena Pataxó faz ato em Brasília por justiça e demarcação Chuvas deixam 33 municípios em situação de emergência no Maranhão 01/04/2023 – 12:19 Rádio Nacional/ Francisco Sousa Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Comunidades Tradicionais Maranhão demarcação de terras sábado, 1 Abril, 2023 – 12:19 130:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias