Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 18 de janeiro de 2026.

Nacional

JBS gera 2,7% dos empregos e movimenta 2,1% do PIB do Brasil, aponta Fipe

Um estudo contratado pela JBS apontou que a empresa de alimentos e as cadeias produtivas ligadas a ela movimentaram 2,1% do produto interno bruto (PIB) do Brasil e geraram 2,73% dos empregos do país em 2021. O levantamento foi feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base na análise de 67 setores e 127 produtos.

A estimativa levou em conta os resultados das unidades em mais de 130 municípios, o relacionamento com os fornecedores diretos, os efeitos na cadeia de suprimentos e o impacto na geração de renda. Uma das conclusões do estudo é que o alcance se estende a cidades vizinhas, uma vez que interfere diretamente nos empregos e salários.

Na análise, baseada em informações públicas e privadas e com números de 2020 e 2021, os pesquisadores mapearam fatores como produção, capital, consumo das famílias, exportações, insumos, trabalho e terra, entre outros. 

Efeito cascata

A JBS, que completa 70 anos em 2023, atualmente conta com 145 mil funcionários no Brasil. Mas seu impacto se estende a 2,9 milhões de pessoas, de acordo com o levantamento realizado pela Fipe. 

Um exemplo é o frigorífico de Barra do Garças, no Mato Grosso. Para cada 100 empregos na unidade, são criados outros 597 nos fornecedores de insumos, 227 no estado e 370 no restante do Brasil, segundo os cálculos da Fipe. 

“No chamado efeito indireto, os impactos ao longo de toda a cadeia de suprimentos, são gerados mais 1.175 postos de trabalho, 319 em Mato Grosso e 856 nos outros estados do país. Na próxima etapa, o efeito renda, de indução da atividade econômica, mais 451 vagas, 83 em Mato Grosso e mais 368 no país”, diz a empresa em comunicado. “Ao todo, 2.323 empregos a partir de 100 vagas em Barra.”

No mundo, a companhia hoje conta com 260 mil colaboradores para produção de produtos a partir de aves, suínos, bovinos, ovinos e plant-based. A multinacional ainda investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes.

Fonte: Exame

Mais notícias

Nacional

A Caixa inicia na quinta-feira, 30, o pagamento do Auxílio Reconstrução às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul no valor de...

Nacional

Em visita realizada ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a ampliação da malha...

Nacional

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, anunciou, nesta quarta-feira, que o arroz que será importado pela empresa, para evitar altas...

Nacional

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde no mês de junho para os consumidores de energia do Sistema Interligado...