Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sexta, 30 de janeiro de 2026.

Geral

IBGE lança livro sobre estatísticas nas comemorações da Independência

Uma coletânea de artigos sobre a produção estatística do país desde o primeiro censo demográfico do Brasil, em 1872, passando pelo centenário e 150 anos da Independência do Brasil foi lançada nesta terça-feira na Biblioteca Nacional. O livro “As Estatísticas nas Comemorações da Independência do Brasil” é organizado pelo professor Nelson Senra, historiador oficial do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A obra traz dados colhidos de historiadores, economistas, sociólogos e cientistas sociais que se debruçaram sobre marcos desses 200 anos de independência brasileira.

O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, disse que a publicação traça a história do bicentenário sob o ponto de vista da estatística:“A ideia é que o Bicentenário da Independência seja uma data estruturante para a casa no que tange à história das estatísticas. Além do livro, em outubro, o IBGE vai lançar um site lúdico, destinado ao público leigo e alunos do ensino médio, sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, com uma linha do tempo que cobre o Brasil de 1822 a 2022.”

Uma terceira fase alusiva ao bicentenário será elaborada em conjunto com associações científicas e pretende contar a história desses 200 anos focada em fatos importantes.

O professor Nelson Senra, responsável pela organização do livro “As Estatísticas nas Comemorações da Independência do Brasil”, falou sobre os desafios de fazer o censo de 2022: “Fazer censo em época de eleição não é, para nós, uma novidade. Nós já fizemos censo em época eleitoral. Isso não é difícil. Difícil é fazer um censo em que, cada vez mais, os cidadãos têm medo de receber pessoas, de abrir portas. Mas isso é uma contingência que a gente também vai aprendendo a enfrentar e a superar”.

Em 1872, ainda no Império, foi feito o 1º Censo Nacional; em 1922, o censo de 1920, o único de real valor feito na Primeira República, exaltado na Exposição do Centenário; em 1972, e já com o IBGE, houve um censo renovado em método e  técnica.

Geral Rio de Janeiro 30/08/2022 – 20:41 Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional censo IBGE terça-feira, 30 Agosto, 2022 – 20:41 2:53

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias