A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realiza a 25ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública (Coisp). A capacitação se iniciou nesta segunda-feira, 3, em Cruzeiro do Sul, e tem a carga de 60 horas-aula.
O treinamento tem como objetivo uniformizar as práticas operacionais das instituições que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) do Estado do Acre. A capacitação abrange disciplinas como abordagem a veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, noções de atendimento pré-hospitalar (APH) tático, autopreservação e sobrevivência policial e abordagem em edificações, além de vivenciamento prático I e II.
Para o capitão da Polícia Militar Thales Campos, a capacitação representa um avanço significativo da Sejusp. O oficial afirmou que o curso fortalece a atuação conjunta das instituições, padronizando protocolos e procedimentos operacionais para garantir respostas mais precisas e promover a paz social.
“O Acre se destaca em termos de técnicas e protocolos policiais, comparando-se positivamente a outros estados e experiências internacionais. Este programa já está consolidado, com 25 edições. Desejo sucesso a todos os participantes”, disse.

O Coisp já capacitou 1.066 operadores em todas as regiões do Acre. Em Rio Branco, foram realizadas 12 edições do curso, enquanto no interior, abrangendo municípios do Alto Acre, região do Purus, Envira e Juruá, foram realizadas 13 edições, totalizando 25 capacitações. Três dessas edições foram destinadas exclusivamente ao público feminino, reforçando a inclusão e a diversidade no setor de segurança pública.

O coordenador do curso, Vandernilson Peres, destacou a importância do trabalho conjunto entre as corporações, afirmando que “o conhecimento recebido na formação é fundamental para haver profissionais mais preparados”. Explicou também que o curso agrega conhecimento, padroniza a conduta operacional e fortalece o Sisp.

Financiadas pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, as capacitações têm como objetivo melhorar a atuação dos servidores e a segurança da população acreana.
Assessoria de Comunicação
						
									


































								
				
				
			









