O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos esclareceu nesta sexta-feira como o Concurso Público Nacional Unificado vai democratizar o acesso às vagas federais. 

A conversa foi numa transmissão ao vivo pela Internet na rede social da pasta.
A ideia do governo é seguir os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, com provas em uma único dia, ao mesmo tempo em todo o país. Mas, com duas partes: as provas objetivas com questões comuns a todos os candidatos e, depois, as provas específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Serão oferecidas vagas em cerca de100 órgãos da administração pública federal.
Foi o que explicou o secretário-executivo do ministério, Luiz Coimbra.
De acordo com secretário de Gestão de Pessoas da pasta, José Celso Cardoso Júnior, a realização de concursos segmentados, como acontece até hoje, tem desvantagens, apesar dos acertos.
Segundo Cardoso, com uma única inscrição será possível concorrer a diferentes vagas na administração pública federal, o que vai trazer outras vantagens para os concurseiros.
Além das vantagens para os concurseiros, José Celso explicou que a administração pública federal também ganha com a unificação.
Isso porque os processos de seleção passam a ser mais padronizados, e a distribuição das provas e a segurança do concurso ficam melhores.
O edital do Concurso Público Nacional Unificado está previsto para dezembro deste ano. As provas unificadas devem acontecer no dia 25 de fevereiro do ano que vem.
Geral Serão oferecidas vagas em 100 órgãos da administração pública Brasília 01/09/2023 – 19:28 Roberto Piza / Beatriz Albuquerque Oussama El Ghaouri – repórter da Rádio Nacional Concurso Público Nacional Unificado sexta-feira, 1 Setembro, 2023 – 19:28 202:00
Fonte: Ag. Brasil










































