Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Governo de Rondônia terá apoio da Força Nacional para combater crimes

Uma ação conjunta entre o governo de Rondônia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública foi anunciada nesta terça-feira para combater crimes ocorridos na região rural do estado.

A operação Rondônia, acertada nessa terça-feira, tem prazo de 90 dias e vai contar com a participação da Polícia Federal, Rodoviária Federal e a Força Nacional.

O secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Alfredo Carrijo, diz que a operação Rondônia não é uma intervenção, uma vez que as forças federais vão atuar em apoio ao governo estadual.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, disse que o estado vive uma situação crítica e que a ação como apoio federal deve conter os criminosos que estão infiltrados em movimentos sociais.

Nessa segunda-feira, uma operação contra suspeitos de integrar uma organização criminosa no campo cumpriu 17 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão em cinco cidades de Rondônia.
       
Em nota, a Comissão Pastoral da Terra, CPT, afirma que o governo reforça o discurso de ódio, tratando todos os sujeitos envolvidos na luta pela terra como criminosos. Disse ainda que vem se intensificando a ações de ameaça da Polícia Militar contra famílias acampadas, mesmo diante a suspensão da ordem de reintegração de posse.

A Comissão Pastoral da Terra afirma também  que as invasões de terra ocorridas em Rondônia em 2020 e 2021 foram em terras indígenas. A CPT é a favor da apuração de toda violência no campo, especialmente as ameaças, agressões e assassinatos de pequenos agricultores.

Segurança Brasília 15/06/2021 – 20:15 Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde Gésio Passos, Repórter da Rádio Nacional Rondônia terça-feira, 15 Junho, 2021 – 20:15 2:42

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias