O apresentador Fausto Silva teve alta neste domingo (10), após passar por um transplante do coração. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 de agosto, por causa de uma insuficiência cardíaca. Com o agravamento do quadro, o apresentador de 73 anos precisou do transplante cardíaco, que foi realizado no dia 27. 
Após a cirurgia, Faustão teve boa recuperação e não apresentou sinais de rejeição do novo órgão. Por isso, ele pôde deixar a unidade de tratamento intensivo há alguns dias e agora vai continuar sua recuperação em casa. A nota do hospital destaca que o apresentador seguirá sob orientações médicas e nutricionais.
Notícias relacionadas:
- Faustão tem recuperação boa e é transferido para o quarto em SP.
- Após transplante de coração, Faustão agradece à família de doador.
- Brasil fez 206 transplantes de coração no primeiro semestre deste ano.
A situação do apresentador causou uma onda de solidariedade no país, mas algumas pessoas questionaram a rapidez do transplante, que foi viabilizado pelo Sistema Único de Saúde. Mas o Ministério da Saúde esclareceu que a fila de transplantes do Brasil é única tanto para pacientes da rede pública quanto da privada. e critérios técnicos definem qual a posição de cada paciente, como a gravidade do caso.
Além disso, é preciso haver compatibilidade entre o paciente e o novo órgão, considerando fatores como tipo sanguíneo, peso, altura e características genéticas. Ainda de acordo com a pasta, só no primeiro semestre deste ano 206 transplantes de coração foram realizados no Brasil, e apenas na semana anterior a que o apresentador foi operado, outros 13 pacientes receberam um novo órgão, a maioria no estado de São Paulo.
Geral Rio de Janeiro Faustão tem recuperação boa e é transferido para o quarto em SP Após transplante de coração, Faustão agradece à família de doador Brasil fez 206 transplantes de coração no primeiro semestre deste ano 10/09/2023 – 13:47 Tâmara Freire – Repórter da Rádio Nacional Doenças Cardíacas transplantes de coração domingo, 10 Setembro, 2023 – 13:47 1:44
Fonte: Ag. Brasil







































