Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Dino pedirá que PF investigue uso de programa de localização pela Abin

Depois que foi comprovado o uso indevido de tecnologia da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo passado, a Polícia Federal vai abrir inquérito para investigar a possível prática de crimes. Quem vai acionar a PF é o ministro da Justiça, Flávio Dino, que disse, nesta quarta-feira (15), ter conversado sobre o assunto com o diretor-geral da instituição.

“Vou determinar hoje à Polícia Federal a abertura de uma investigação relativa à esta denúncia sobre a Abin. Porque nós tivemos a comprovação de uso indevido de equipamentos (…) tomei a decisão, conversei com o delegado Andrei (Rodrigues), e, claro, competirá ao delegado Andrei e aos outros delegados da Polícia Federal instaurar esta investigação. Mas sim, eu informo que a investigação sobre espionagem ou sobre mau uso de equipamentos da Abin será prosseguida pela Polícia Federal”.

Durante esta semana, foi divulgado que a Abin usou um programa de localização de cidadãos, de forma indevida, entre 2019 e 2021. Na época, a agência estava sob a responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional, comandado pelo então ministro, general Augusto Heleno.

No início deste mês, a Abin passou a ser vinculada à Casa Civil. Após as denúncias sobre as ações irregulares, a agência chegou a confirmar, em nota, que o programa de monitoramento foi contratado entre dezembro de 2018 e maio de 2021. Também declarou que o órgão está em processo de aperfeiçoamento, de acordo com o interesse público e o Estado Democrático de Direito.

Geral Brasília 15/03/2023 – 16:42 Bianca Paiva / Nathália Mendes Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Abin Polícia Federal Flávio Dino quarta-feira, 15 Março, 2023 – 16:42 1:36

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias