Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 22 de janeiro de 2026.

Geral

Deputados da Alerj rejeitam proposta que permitiria abertura de fábricas de armas de fogo no estado

Parlamentares da  Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro rejeitaram nessa quarta-feira, em primeira votação, o projeto de emenda constitucional que permite a instalação de indústrias de armas de fogo nos municípios fluminenses. Foram 34 votos contrários e 27 favoráveis.

 

O texto revoga  o artigo 367 e o parágrafo único do mesmo artigo da Constituição Estadual, que proíbe o Governo do Estado e as prefeituras de concederem autorização para o funcionamento dessas indústrias, e determina que o poder público estabeleça restrições à atividade comercial que explore a venda de armas de fogo e munições.

 

Segundo o autor original da PEC,  Alexandre Freitas, do partido Novo, o debate do texto foi desvirtuado com a alegação de que a PEC aumentaria o número de mortes no estado. O parlamentar defendeu a proposta como  importante para a geração de empregos…

 

Para a  deputada Renata Souza, do PSOl, presidente da Comissão de Direitos Humanos, que votou contra o texto,  a instalação de fábricas de armas de fogo pode aumentar os índices de violência no estado. A parlamentar avalia que faltou um debate amplo com a população e que a rejeição ao projeto foi importante para salvar vidas…

 

Segundo a Alerj a PEC será arquivada. Um novo projeto sobre o tema só  poderá ser novamente apresentado na Casa passado um ano do arquivamento.

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias