Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Depois de mais de um século, palacete do Parque Lage será revitalizado

Depois de mais de um século, o palacete do Parque Lage, na zona sul do Rio de Janeiro, será novamente revitalizado. Construído nos tempos do Brasil Colônia, o imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além de ser um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, também abriga a Escola de Artes Visuais, uma das mais importantes escolas de arte do país, com mais de 700 alunos. A restauração será feita pelo governo do Rio, com investimentos de cerca de R$ 21 milhões na recuperação e modernização da estrutura.

Segundo a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a reforma também vai melhorar a acessibilidade do lugar:

“O Parque Lage é uma construção emblemática, que faz parte do Rio desde a época do Brasil Colônia. Deixar esse prédio revitalizado é garantir a manutenção da memória fluminense. Com a reforma, os visitantes vão poder aproveitar um espaço ainda mais bonito e acessível”.

O terreno onde hoje fica o Parque Lage foi ocupado no século 16, com a construção de um engenho de açúcar. Desde então, o palacete passou por algumas mudanças, e em 1811, Rodrigo de Freitas passou a viver no imóvel após assumir a antiga fazenda que fica próximo à lagoa icônica, que depois recebeu o seu nome.

Já no século 20, Henrique Lage resolveu remodelar a estrutura do prédio para agradar sua esposa, a cantora italiana Gabriella Besanzoni, que organizou grandes festas no local, recebendo figuras importantes da época.

Na década de 1960, parte de suas terras foi adquirida por Roberto Marinho para a construção da sede da TV Globo. Porém, os prédios da emissora foram desapropriados logo depois e o parque se tornou uma área pública, aberta à visitação.

Hoje, o terreno de mais de 1.800 metros quadrados recebe mais de 50 mil visitantes por mês. O palacete histórico é rodeado pela Mata Atlântica e moldado pela beleza natural dos jardins, grutas e lagos. O palacete abriga ainda mais de dez mil livros de arte moderna e contemporânea.

 

*com supervisão de Tâmara Freire

Cultura Rio de Janeiro 14/04/2023 – 14:40 16/04/2023 – 18:35 Tâmara Freire / Nathália Mendes Yuri Miltersteiner – Estagiário da Rádio Nacional parque lage palacete do Parque Lage domingo, 16 Abril, 2023 – 18:35 2:14

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias