Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Corpo da escritora Nélida Piñon é sepultado no Rio

O corpo de uma das maiores representantes da literatura brasileira e da América Latina, a escritora Nélida Piñon, foi sepultado nesta quinta-feira (29) no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, na zona sul do Rio de Janeiro.

Depois de ter sido velado no Petit Trianon, o palacete sede da ABL, no centro da capital, o corpo de Piñon seguiu para o Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo.

Ela morreu no último dia 17 de dezembro, aos 85 anos, em um hospital em Lisboa, Portugal, onde estava internada para tratar problemas na vesícula.

Piñon ocupava a cadeira de número 30 da ABL, eleita em julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda.

Em 1996/1997, foi a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu I Centenário.

De descendência da região espanhola da Galícia, Nélida Piñon nasceu na capital fluminense e se formou pela PUC-Rio, tendo colaborado em vários jornais e revistas literárias.

Estreou na literatura em 1961, com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo. Em 1984, lançou uma de suas obras mais marcantes, A república dos sonhos, baseado na história de uma família de imigrantes galegos, com reflexões sobre a Galícia, a Espanha e o Brasil.

É autora de mais de 20 livros, com obras traduzidas em cerca de 30 idiomas. Foi vencedora do Prêmio Jabuti duas vezes e a primeira mulher a receber o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, considerado o mais importante da América Latina e Caribe.

Em 2005, Nélida Piñon ganhou o Príncipe de Astúrias de Las Letras, maior prêmio espanhol de literatura. Também ganhou o Pen Clube de Literatura por sua mais recente obra, Um Dia Chegarei a Sagres, lançada no final de 2020.

A ABL fará uma Sessão da Saudade no dia 2 de março, no Salão Nobre, em homenagem à autora.

Cultura Rio de Janeiro 29/12/2022 – 19:38 Cristiane Ribeiro/ Renata Batista Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Nélida Piñon quinta-feira, 29 Dezembro, 2022 – 19:38 128:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias