Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Comitiva do governo vai visitar região castigada pela estiagem no Sul

Uma comitiva de ministros do governo federal desembarca nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. A princípio, o grupo deve visitar a cidade de Hulha Negra, na fronteira com o Uruguai. A região é uma das mais castigadas pela estiagem que afeta o estado pelo terceiro ano seguido e que impacta a produção agropecuária. Até agora, dos 497 municípios gaúchos, pelo menos 322 decretaram situação de emergência. Ou seja, 64% deles.

Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes, o estado é um dos principais produtores do agronegócio do Brasil, com R$ 16 bilhões exportados no ano passado. E o setor é responsável por 40% de toda a riqueza produzida no estado. Mas a estiagem já deixa suas marcas de prejuízo na produção leiteira, de corte e também nas culturas de soja e no milho, como explica Feltes.

A expectativa é de que a comitiva de ministros anuncie medidas de auxílio que possam atender a um leque diversificado de necessidades, como explica o secretário.

Em entrevista à Agência Brasil nessa terça-feira, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que 28 municípios do estado já tinham apresentado planos de prioridades no combate à estiagem. E que para atender a esses municípios foram disponibilizados R$ 6,4 milhões que estão sendo utilizados para liberação de carros pipas e a compra de cestas básicas.

Já do lado do estado, as medidas adotadas na semana passada, como a anistia dos produtores que tiveram a safra frustrada, se somam a outras em andamento desde 2022, de acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes.

Além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, também devem integrar a comitiva que vai ao Rio Grande do Sul os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Economia Brasília 22/02/2023 – 20:18 Bianca Paiva / Alessandra Esteves Oussama El Ghaouri – Repórter Rádio Nacional Estiagem agronegócio Rio Grande do Sul quarta-feira, 22 Fevereiro, 2023 – 20:18 218:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias