Brasil e Uruguai devem assinar, em 30 dias, o acordo de binacionalização do aeroporto de Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o município gaúcho de Santana do Livramento.
O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao lado do chanceler do país vizinho, Francisco Bustillo, nesta terça-feira (7).
Vieira anunciou ainda que o governo vai lançar licitações para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil e para construção de uma nova ponte entre os dois países. Os uruguaios aceitaram o compromisso de reformar a ponte Barão de Mauá entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado vizinho.
Segundo o ministro, os temas abordados no encontro são produtos da visita que o presidente Lula fez ao Uruguai em janeiro. Mauro Vieira afirmou que os dois países são responsáveis pela modernização e pela ampliação dos acordos externos do Mercosul.
Ainda ficou decidido, de acordo com Mauro Vieira, a reativação dos mecanismos bilaterais de consulta de alto nível. O governo brasileiro convidou o Uruguai para participar da reunião no G20 em 2024, que vai acontecer no Brasil.
Internacional Brasília 07/03/2023 – 16:22 Bianca Paiva / Alessandra Esteves Gabriel Brum – Repórter Rádio Nacional ministro Uruguai Mercosul aeroporto Rivera terça-feira, 7 Março, 2023 – 16:22 1:28
Fonte: Ag. Brasil