Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Geral

Academia Brasileira de Literatura de Cordel completa 35 anos

Uma tradição nordestina, que criou raízes no Rio de Janeiro. A literatura de cordel, gênero poético que combina métrica, rima e oração, em uma espécie de poesia cantada, tem até mesmo uma Academia na cidade, que está completando 35 anos neste mês: a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, a ABLC, está sediada em Santa Teresa, na região central.

No local, é possível ver um pouco da vasta produção cultural do gênero, como folhetos de diversos autores, livros sobre cordel e xilogravuras, que ilustram os cordéis. A técnica dos escritores combina elementos das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Atualmente, a instituição conta com 40 acadêmicos e uma biblioteca com mais de 13 mil títulos. O material está exposto no local para venda ou consulta.

Almir Gusmão, presidente da ABLC, explica a origem do espaço.

A literatura de cordel remonta a tradição portuguesa, e chegou ao Brasil na época do descobrimento, primeiramente na Bahia. Desembarcou no Rio de Janeiro a partir da década de 1950, quando teve início o movimento de migração de nordestinos para a região Sudeste.

Almir também conta que o gênero até hoje sofre com discriminação, por ser considerada uma literatura menor e ter seus escritores chamados de analfabetos. Apesar de algumas dificuldades, ele explica que o cordel está mais vivo do que nunca.

Atualmente, a ABLC perpétua a tradição do gênero em bibliotecas de cordel espalhadas por todo o país, as cordeltecas. São 35 reconhecidas em todo o Brasil. Os acervos estão disponíveis ao público dentro dos horários de cada instituição.

Cultura Rio de Janeiro 30/09/2023 – 09:13 Roberta Lopes / Alessandra Esteves Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional Cordel ABLC Literatura de Cordel sábado, 30 Setembro, 2023 – 09:13 2:40

Fonte: Ag. Brasil

Advertisement. Scroll to continue reading.

Mais notícias