Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Geral

Senado aprova marco temporal, projeto vai para sanção presidencial

Senadores aprovaram um projeto de lei que define o marco temporal para demarcação das terras indígenas, nesta quarta-feira (27).

A ideia, refutada pelo Supremo Tribunal Federal na semana passada, define que só podem ser demarcadas terras ocupadas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

O projeto foi aprovado pelo plenário do Senado por 43 votos a 21. A proposta já havia tido maioria na Comissão de Constituição e Justiça, mantendo o texto aprovado na Câmara dos Deputados.

A decisão coloca em conflito, mais uma vez, povos indígenas e proprietários de terras. Na Comissão, o relator do projeto, senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, defendeu a prerrogativa dos senadores de legislar sobre o assunto.

Já o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, defendeu a decisão do Supremo de não reconhecer um marco temporal para demarcações.

A proposta aprovada ainda permite expor contato com indígenas isolados. Também prevê a revisão das terras já demarcada e a exploração de qualquer tipo de atividade econômica em terras indígenas. Além de estabelecer a indenização de terras no caso de desapropriação para demarcação.

O projeto agora precisa ser sancionado pelo presidente Lula.

Advertisement. Scroll to continue reading.

 

 

Política Brasília 27/09/2023 – 21:48 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Gésio Passos – Repórter Rádio Nacional marco temporal Senado Terras Indígenas quarta-feira, 27 Setembro, 2023 – 21:48 2:24

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias