Os estudantes da USP, Universidade São Paulo, estão em greve. O movimento começou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, mas vários institutos da universidade acabaram aderindo ao protesto.
O motivo é a falta de professores. Só no curso de letras, os estudantes calculam que seria necessário contratar 100 professores, como conta Mandi Coelho, uma das diretoras do Centro Acadêmico de Letras.
A falta de docentes também afeta outras faculdades como Educação, Artes Plásticas e Obstetrícia.
O reitor Carlos Gilberto Carlotti divulgou um vídeo no Jornal da USP confirmando que faltam professores na universidade. Entre 2014 e 2022, a USP perdeu 879 professores.
Segundo o reitor, desde o ano passado até agora, foram preenchidas pouco mais de um quarto, 27%, das vagas com a contratação de 238 professores efetivos.
Além dos estudantes, professores e funcionários da universidade também aderiram à greve. A promessa é que até quinta-feira que vem, dia 28 de setembro, seja marcada uma reunião entre a reitoria e representantes dos grevistas.
Educação São Paulo 21/09/2023 – 20:31 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Eliane Gonçalves – repórter da Rádio Nacional greve USP quinta-feira, 21 Setembro, 2023 – 20:31 133:00
Fonte: Ag. Brasil







































