Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Geral

Movimentos indígenas protestam em Brasília contra marco temporal

Lideranças do movimento indígena estão mobilizadas em Brasília, nesta quarta-feira (20), contra a tese do marco temporal, que voltou a ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal, e contra o projeto de lei que trata do mesmo tema.

Pela manhã, cerca de mil indígenas protestaram em frente à Biblioteca Nacional, área central da cidade, com danças e cantos de diferentes povos. A mobilização foi organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Em coletiva de imprensa, a jovem Txulunh Gakran, do povo Xokleng, destacou os impactos que as decisões podem ter sobre os povos indígenas.

No Senado Federal, após pedido coletivo de vista, a Comissão de Constituição e Justiça adiou para próxima quarta-feira a votação do relatório do senador Marcos Rogério (PL-RO) sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

No parecer, o relator foi favorável à manutenção do texto aprovado na Câmara dos Deputados, ou seja, restringindo a demarcação às terras já tradicionalmente ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

Maurício Terena, coordenador jurídico da Apib, lamentou a rejeição do pedido de audiência pública para debater o tema no Senado.

Os indígenas que seguem em Brasília acompanhando o julgamento, estão acampados no Memorial dos Povos Indígenas. O grupo deve permanecer na cidade até esta quinta-feira.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Direitos Humanos Brasília 20/09/2023 – 20:47 Roberta Lopes / Pedro Lacerda Daniella Longuinho – Repórter da Rádio Nacional Povos Indígenas protesto marco temporal quarta-feira, 20 Setembro, 2023 – 20:47 2:41

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias