Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Geral

Entrevista: Prefeito de Muçum-RS fala sobre estragos das chuvas

O prefeito de Muçum, município do Rio Grande do Sul, Mateus Trojan, concedeu entrevista para a Rádio Nacional sobre a situação da cidade, uma dos mais atingidss pelas fortes chuvas do início da semana.

O prefeito conta que a cidade estava tentando se recuperar dos efeitos de uma tempestade de granizo que havia atingido a região dias antes, quando foi devastada pelo ciclone extratoprical.

Daniella Longuinho: Gostaria de começar perguntando sobre a situação de momento em Muçum. Há 30 desaparecidos e 15 óbitos notificados até o último boletim da Defesa Civil Estadual.
Muçum tinha passado por um temporal de granizo uma semana antes de ser atingida pela enchente. Como a cidade ficou após o ciclone extratropical?

Mateus Trojan: A cidade está destruída. É um filme de terror e que poderia ser um pesadelo, mas é a realidade que a gente vive. Nós não tínhamos nos recuperado do temporal de granizo, quando mais de 900 residências perderam seus telhados, muitos veículos e estruturas públicas. Quando estávamos buscando recursos para amenizar os danos, acontece a maior catástrofe de Muçum. E que hoje é o pior desastre natural da história do estado.

E como não tivemos tempo hábil para retirar as pessoas de casa, nós acabamos tendo muitos óbitos.

Daniella Longuinho: Como tem sido o trabalho de limpeza das ruas, restabelecimento da comunicação, e de serviços básicos, como acesso à água e luz?

Mateus Trojan: A primeira etapa foi a busca por sobreviventes e aqueles que estavam ilhados. Segundo momento foi o de abrigar as pessoas em local seguro e minimamente confortável. E posteriormente, que é o trabalho que estamos fazendo agora que é a reabilitação dos serviços públicos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Já começamos a retirada de lama e entulho, para que as pessoas possam circular e que os serviços essenciais sejam retomados.Estamos começando a restabelecer o abastecimento de água, apesar de enfrentamos vários obstáculos.

E a questão da telefonia que ficou fora q foi restabelecida ontem com geradores. A energia elétrica, que é o mais problemático, ainda demora um tempo. A boa notícia é que a previsão inicial de 30 dias já foi superada. Hoje já temos bairros com luz  A ideia é amenizar o caos para população.

Para ouvir a entrevista completa, aperte o player no topo da página.

 

Geral Brasília 08/09/2023 – 22:25 Sheily Noleto / Beatriz Albuquerque Daniella Longuinho – repórter da Rádio Nacional Muçum – RS Chuvas RS sexta-feira, 8 Setembro, 2023 – 22:25 491:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias