O presidente do BNDES, Aloísio Mercadante, afirmou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, que o Brasil precisa apresentar uma proposta ambiciosa para ser o primeiro país a atingir a taxa de zero emissão de carbono entre os países do G20 e antes de 2030.

De acordo com Mercadante, o país tem condições para isso, porque metade das nossas emissões vêm do desmatamento e 24% do uso da Terra. Ter uma matriz energética limpa, segundo ele, também ajuda nessa meta.
O presidente do BNDES reconheceu que o Brasil tem uma responsabilidade enorme no enfrentamento da crise climática, já que somos o país que tem 25% das florestas tropicais e adiantou que o BNDES prepara uma proposta de impacto para o problema.
Mercadante participou do seminário “Thinking 20”, ou Pensando 20, no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio. O seminário debateu propostas para a agenda de trabalho das reuniões do G20 de 2024, ano em que o Brasil assume a presidência do Grupo e será o anfitrião do encontro que vai acontecer em novembro, na capital Fluminense.
O economista norte-americano Jeffrey Sachs, professor da Universidade de Columbia, foi um dos convidados. Em sua fala, Sachs destacou a importância dos investimentos para a Amazônia brasileira. Ele afirmou que os países ricos deveriam investir bilhões de dólares para ajudar o Brasil a salvar a floresta.
Jeffrey Sachs também comentou sobre a entrada de mais seis países no grupo dos Brics, anunciada na última reunião na África do Sul, na semana passada. O economista avalia que esse foi mais um passo para a transição de um mundo unipolar, com a dominação dos Estados Unidos, para um mundo multipolar. Sachs destacou que o Brics agora representa mais de 35 % do PIB mundial.
Economia Presidente do BNDES destaca que meta pode ser alcançada antes de 2030 Rio de Janeiro 29/08/2023 – 22:43 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Fabiana Sampaio – repórter da Rádio Nacional carbono zero terça-feira, 29 Agosto, 2023 – 22:43 172:00
Fonte: Ag. Brasil










































