A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um adolescente indígena em São Paulo.

Brayan Ribeiro da Silva era da etnia Guarani-Mbyá, tinha 15 anos e morava na Terra Indígena Jaraguá, na zona norte da capital paulista.
O adolescente foi atropelado na madrugada do último dia 12, no viaduto da Rodovia dos Bandeirantes, em Perus, mas os familiares só souberam da morte dias depois.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, o adolescente não portava qualquer documento de identificação e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.
A secretaria também informou que o motorista não estava embriagado, permaneceu no local do atropelamento e foi encaminhado para uma delegacia para depor.
No sábado, o centro de mídia dos Guarani-Mbya confirmou, em nota, que Brayan havia morrido e que os familiares desconfiam de um assassinato violento. O jovem era um xondaro, um guerreiro, e estava à frente de lutas que fazem parte do cotidiano dos Guaranis do Pico do Jaraguá, como a especulação imobiliária que ameaça o território indígena ou o Projeto de Lei do Marco Temporal.
Nas redes sociais, o Ministério dos Povos Indígenas informou que pediu a abertura de um inquérito para investigar as causas da morte e responsabilização dos culpados.
Direitos Humanos O adolescente, de 15 anos, foi atropelado em Perus São Paulo 21/08/2023 – 21:01 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Eliane Gonçalves – repórter da Rádio Nacional morte indígena segunda-feira, 21 Agosto, 2023 – 21:01 80:00
Fonte: Ag. Brasil










































