Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 24 de janeiro de 2026.

Geral

Campanha promove mutirões de reconhecimento gratuito de paternidade

No Brasil, todos os dias, 500 crianças são registradas sem o nome do pai nos documentos. E para garantir o direito à paternidade, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais fez, neste sábado (19), em todo o país, mutirões como parte da campanha Meu Pai tem Nome.

O supervisor de restaurante Patrick de Oliveira foi à Defensoria Pública do Distrito Federal com Heloísa de 5 anos, para fazer o exame de DNA e dar início ao processo de reconhecimento gratuito de paternidade.

A empregada doméstica Marli da Silva, avó de Miguel de 9 anos, também compareceu ao mutirão para incluir o nome do pai da criança na certidão de nascimento.

De janeiro a 11 de agosto deste ano, mais de 110 mil pessoas foram registradas sem o nome do pai, no Brasil. Um aumento de quase 5%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Após a confirmação da paternidade, a Defensoria Pública também atua para garantir os outros direitos da criança, como visitação e alimentos, é o que destaca o defensor William Lima

A campanha Meu Pai Tem Nome ocorre desde 2019 e não se limita ao registro de pais biológicos. Também é possível fazer a regularização socioafetiva, por adoção, e até um reconhecimento póstumo da paternidade.
 

Direitos Humanos Todos os dias, 500 crianças são registradas sem o nome do pai Brasília 19/08/2023 – 17:08 Sheily Noleto/ Fabíola Sinimbú Bruna Sanielle, repórter da TV Brasil Paternidade Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais exame de DNA sábado, 19 Agosto, 2023 – 17:08 2:01

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias